segunda-feira, 21 de junho de 2010

A música para Tribal Fusion

Ouço muita gente reclamar que acha difícil encontrar músicas pra dançar, e ás vezes me perguntam como achar músicas novas para se apresentarem. A verdade é que fazemos parte de um estilo de dança que é dos mais democráticos em termos de escolha de tudo, inclusive musical. Não tem nenhuma razão no mundo para dançarmos sempre as mesmas músicas, a não ser que essa seja a sua preferência pessoal.

O que eu costumo dizer é que o critério para essas escolhas deve ser sempre o coração. Escolha músicas que você ama, que te tocam de alguma forma. Procure entre as músicas que você costuma ouvir normalmente, fora do âmbito da dança. Muitas vezes tem verdadeiras pérolas só esperando para serem dançadas! Não se preocupe se alguém já dançou ou não aquele estilo musical, se vão achar que é estranho você dançar aquilo. Nosso estilo é estranho! O importante é escolher músicas com as quais você sinta uma ligação, e não somente as músicas que você acha que servirão bem pra sua apresentação. Tem que ter um algo mais. Se a música que mexe com você é daquelas "baciadas" que todo mundo já dançou, também não precisa se preocupar! Se ela realmente te toca, você certamente achará uma maneira diferente de interpretá-la, pois ninguém sente as coisas exatamente do jeito que você sente.

Porém, existem alguns cuidados a serem tomados na escolha da música. Primeiro, se a música tiver letra, saiba sobre o que fala e preste atenção se o que é falado combina com a sua intenção ao dançar. Geralmente a letra da música ajuda bastante a dar o tom da apresentação, você pode até brincar com algumas coisas faladas na letra enquanto dança, contanto que não vire mímica! Voltando a questão de conhecer a letra, mesmo que ela seja em outro idioma, com a internet e os youtubes da vida nunca se sabe quem vai assistir o nosso vídeo. Por isso, todo cuidado é pouco com músicas cantadas!

Fora esse cuidado com as letras, também devemos tomar cuidado com o lugar em que vamos dançar na hora de escolher a música. Talvez não seja uma boa idéia escolher uma música muito maluca, por exemplo, pra dançar em um local onde o público seja totalmente leigo em tribal. Melhor guardar as experiências mais ousadas para um público que seja mais amistoso, como por exemplo pessoas que já sejam da área da dança ou amigos que tem mais condições de entender o que você está fazendo.

Fora isso, realmente o céu é o limite na escolha musical. Bom senso e bom gosto também ajudam bastante nessa hora! Deixo aqui alguns vídeos com escolhas musicais nada óbvias! Embora o primeiro não seja de tribal, acho que ilustra bem esse tópico!

Petite Jamilla dançando uma música do Counting Crows, uma das minhas bandas preferidas de todos os tempos! Ficou meio hipnótico, se não fosse pela pentelha fazendo lililili altão várias vezes! *_*


Aqui eu dançando uma música de outra banda das preferidas, Arctic Monkeys. Essa foi escolhida meio sem querer, quando fui ver já estava dançando! Acho que ela que me escolheu! ;) Ah, e só pra constar, não considero esse momento como um dos meus mais tribais, muito pelo contrário. Mas tá no fusion então tá valendo! rs

10 comentários:

  1. acredito que uma boa dançarina antes de tudo deve amar música. amar música é o que faz com que cantemos as melodias, ritmos, emoções que uma música pode ter com o nosso corpo!
    e assim como cada pessoa gosta de um tipo de som, cada corpo gosta de "cantar" um tipo de som também... eu acho que fico ouvindo música praticamente o dia todo... e vou selecionando aquelas que falam com meu coração, com meu corpo...
    aos poucos um repertório pessoal vai se formando... :)

    ResponderExcluir
  2. bem, devo confessar que uma das coisas que me chamou atenção nesse estilo foram as musicas "diferentes". Não diferente de esquisito, mas diferente de cada bailarina que dançava.
    À princípio eu estou escutando as músicas que as bailarinas dançam, se apresentam, conhecendo tudo e me familiarizando, exatamente como ocorre com todas as danças que iniciamos, antes de escolher nosso estilo.
    Adorei o texto,realmente a escolha da música que agrade na hora de dançar é mto importante, se não a mais, para uma apresentação maravilhosa!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. É sim, o importante é a música literalmente "mexer com a gente"!

    ResponderExcluir
  4. Mari, adoro passar pelo seu blog, acompanho desde o comecinho e o que mais gosto é da diversidade de temas. Assim como a nossa dança é diversa (em todos os sentidos rsrs) gosto de ler um espaço onde não é só voltado para o tema dança. Quem trabalha com tribal sabe que sempre terá coisas para pesquisar, ler, desenvolver, se inspirar, misturar, e por aí vai...e é isso que nos mantém unidas, não exatamente por sermos bailarinas, mas como pessoas criativas que queremos ser.

    Um abraço desde terrinhas estrangeiras... continue assim!!!

    Ana Harff

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gostaria de dizer que adorei seu blog! Ele é perfeito para quem ama a dança tribal de paixão! Suas dicas são muito boas, sempre com boas referências...

    Esse tópico sobre a música é ótimo! Também danço as músicas que mexem comigo de alguma maneira, e quando vou dançar um improviso gravo pelo menos umas 10 músicas, e escolho a que vou dançar na hora isso pq o meu humor muda constantemente... heheheh

    PS: Fazia tempo que eu tinha vontade de criar um blog onde eu pudesse escrever coisas que me inspiram, vc de alguma maneira me estimulou a concretizar isso! :o)

    mil beijos

    Mariáh Volaire:

    http://mariahvoltaire.blogspot.com/2010/06/o-comeco.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Mariáh, que bom ver você por aqui! Obrigada!!! Fico feliz de ter ajudado você a fazer o seu, vou lá seguir!:D Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Mari, mais um texto maravilhoso! Adoro vir aqui, já disse?
    Óia, eu comecei no Tribal justamente por que não SUPORTO música oriental. Tá, eu gosto de uma ou duas, mas sério...as "cornetinhas do inferno" comigo não dá.
    Enfim, sempre fui rocker, desde pequena (criação rock'n roll, privilégio!), sempre acompanhei bandas de rock'n roll e blues, e logo, percebi que muitas dessas músicas de minha preferência já me eram "dançáveis" muito antes de eu começar no Tribal! E olha só que coisa, minhas músicas preferidas do Hownlin' Wolf, Aerosmith e Sonny Boy desde os 10 anos de idade, serão as primeiras que apresentarei em breve!
    Tem mais a ver com o que faz a alma dançar do que qualquer padrão formado por aí...isso me faz amar muito a minha escolha pelo Tribal!
    (aiii tô tão feliz que nem te conto!)
    Beijones!

    ResponderExcluir
  8. Que bom Alê! Fico feliz por estar se encontrando no tribal!:D E obrigada pela contribuição!;)

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  9. Dançando Crystal Castles e Arctic Monkeys né dona Mariana.
    Perfeito, muita foda, só você mesmo!!!

    Te amo pra sempre ♥

    ResponderExcluir
  10. muito legal o blog estou iniciando no tribal e estou adorando esse mundo .

    ResponderExcluir